No mês de abril fomos até à administração de Samambaia, para conhecermos o ponto de vista daqueles que trabalham lá.
Nossa visita em Samambaia contou com a ida a Administração de Samabaia logo nos primeiros dias e com o agendamento prévio para uma entrevista com o Administrador Risomar Carvalho que assumiu o cargo em 2011. Porém, no dia marcado quem nos cedeu uma entrevista foi o chefe de comunicação da R.A. Noval Pereira, com a desculpa de que o administrador não poderia perder tempo se ele (Noval) pudesse respondê-las.
Noval começou com a entrevista citando que não reside em Samambaia e os projetos que estavam realizando e querendo realizar. Algumas das respostas que nos deram segue em tópicos:
- Prezam muito a contrução da Rodovia que liga Samambaia à Ceilândia (hoje essa rodovia está pronta);
- Houve a inauguração da iluminação no dia 11/04/2012 nas quadras principais do setor Norte, na qual o Governador Agnelo compareceu;
- População considerada de classe média, o governo tenta dar apoio à população;
- Consideram uma cidade tranquila mas com o uso do crack há agravos não só na R.A. mas em todo DF;
- Transporte público: contam um uma frota longa de ônibus, microonibus e 3 estações do metrô;
- Parte da população não tem a devida atenção e jogam lixo nas ruas que causam pelo acúmulo dengue e alagamentos nas cidade;
- Samambaia, uma cidade em evolução, cada vez mais verticalizada e habitada por migrações;
- Não houve muita distinção das diversas partes de Samambaia na qual o setor sudeste é a parte "rica" e a expansão oeste e sudoeste são desfavorecidos e têm até os dias atuais a fossa séptica ao invés de um esgoto e que eles dizem que há problemas na regularização;
- Há muitos projetos como o SEDEST, minha casa minha vida, o acréscimo de 2 ou 3 estações de metrô até 2014, a troca de infraestrutura;
- A população é atendidano fale conosco, ouvidoria (site, telefone e "pessoalmente");
Depois em uma conversa mais descontraída com o administrador ele nos relatou que reside em Samambaia há muitos anos quando veio de uma migração da Boca da Mata e que gosta do local onde mora, porém que há muita coisa a ser resolvida.
Ao nosso ponto de vista, a ida primeiramente à administração nos fez ver que a população está totalmente desolada e que há uma grande promoção do governo atual e que tudo vai as mil maravilhas o que para a população muda completamente. Formas desumanas nos atendimentos de forma geral, violência na qual é considerada (por eles) reprimida que torna Samambaia como uma das R.As mais violentas, horas e horas aguardando um ônibus que não é de qualidade e segurança que faz os moradores terem medo de saírem às ruas.
Segue o quastionário semi-estruturado:Ao nosso ponto de vista, a ida primeiramente à administração nos fez ver que a população está totalmente desolada e que há uma grande promoção do governo atual e que tudo vai as mil maravilhas o que para a população muda completamente. Formas desumanas nos atendimentos de forma geral, violência na qual é considerada (por eles) reprimida que torna Samambaia como uma das R.As mais violentas, horas e horas aguardando um ônibus que não é de qualidade e segurança que faz os moradores terem medo de saírem às ruas.
- Quais os principais problemas da cidade atualmente?
- O que está sendo feito para superá-los?
- Qual a relação população x administração? A ajuda é requisitada, são registradas muitas reclamações?
- Quais os atuias projetos para a cidade? Algum em andamento?
- Quanto tempo de administração?
- Por ser uma cidade grande e populosa as dificuldades de adiministrá-las é grande?
Entrevista com José Noval (secretário de comunicação da administração de Samambaia)
Da esq. para a dir. Noval Pereira, Alexandre Carvalho, Caroline Leite, Risomar Carvalho, Laís Alves, Antônio Carlos |
Quanto a matéria com título " Visita à Administração de Samambaia" quero agradecer o trabalho de pesquisa e a grande preocupação com o bem está da população, Em primeiro plano, este é o trabalho, o lema e o dia-a-dia de todos nós que fazemos a RA XII funcionar, atendendo as mais variadas demandas dos moradores de Samambaia. O Administrador Sr. Risomar Carvalho, morador de Samambaia, instruído pelo Sr Governador do Distrito Federal Agnelo Queiróz e pelo Vice Tadeu Fillipeli, trata com muito carinho cada demanda da sociedade. Nos dois anos a frente da RA XII, já fez o que em muitos anos outros não fizeram.
ResponderExcluirExemplo: Iluminação de qualidade em 90% das avenidas, incremento na área de esporte e lazer, com a implantação das PECs (pontos de Encontros Comunitários, Academias da terceira idade e Quadras esportivas e poliesportivas além da revitalização das que já existiam. Na área da Saúde, Além do Hospital, temos uma UPA e três clínicas da família em funcionamento. Na área de segurança inauguramos o Quartel da Polícia Militar e com as mudanças chegaram também novas viaturas e para melhorar ainda mais a segurança da população iluminamos os estacionamentos das estações do metrô e dos acessos às escolas públicas e dos lugares onde é maior o fluxo de pessoas, além da confecção de calçadas para pedestres. Na área da Educação temos 39 escolas funcionando com aproximadamente 42 mil alunos e na escola 831, Residencial Oeste é servido café da manhã para os alunos além das refeições costumeiras. O asfalto do centro Urbano em direção às quadra impares, receberam tratamento de qualidade em todas as avenidas e a construção da via de ligação Samambaia/Ceilândia o que melhorou em muito a vida dos moradores das duas cidades e dos que por ali passam. A agenda do administrador está sempre lotada, exatamente pelo bom tratamento que se dá aos seguimentos sociais e a população em geral. Duas vezes recebemos com muito carinho a equipe do Tour em Samambaia e não aceitamos a forma como descreveram que a população está totalmente desolada e que o Administrador não podia perder tempo dando lhes entrevista. Essa não foi a forma com que os atendemos, não foi nem é a nossa linguagem. Mostramos a cidade e eles mesmos em seu ” tour” viram que a Samambaia de hoje é muito diferente da Samambaia de dois anos atrás. Nos colocamos a disposição para outras e quaisquer informações.
ASCOM / SAMAMBAIA - E-mail: comunicação.samambaia@gmail.com Noval Pereira chefe da ASCOM ADM Samambaia DF Fone: 61 – 33599317.
Tempos bons, muito trabalho e prosperidade. Durante o governo de esquerda tivemos o funcionamento de várias carretas que de pronto atendia a sociedade. Carreta da mulher com ultrassom mamárias, carreta da visão com em média 2 mil operacoes diaria de cataratas, carreta da cultura com a atendimento a projetos culturais e geração de emprego.
ResponderExcluirCarreta da Juventude com atendimento na área da ciência educação e novos projetos para formação técnica e primeiro emprego. Orgulho de ter participado de tudo isso. O Brasil precisa voltar aquele tempo.